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A importância de beber água para manter a saúde em dia

O corpo humano não sobrevive sem a ingestão de água. Mas por outro lado, não são todos que sabem que a água representa entre 40 a 80% do peso do corpo humano, e que, diante disso, funções essenciais do organismo e dos órgãos dependem dela para serem realizadas perfeitamente.

A seguir, confira 5 bons motivos para beber água:

  1. A água “desintoxica” o corpo

Quando não bebemos água o suficiente, componentes tóxicos e prejudiciais ao organismo ficam retidos ao mesmo.

A circulação de água no organismo, antes de tudo, ajuda a limpá-lo e desintoxicá-lo, mantendo o equilíbrio hídrico corporal.

  1. Aliada do trato urinário e intestinal

Quem bebe muita água por dia… também urina várias vezes ao longo dele. Esse hábito ajuda na limpeza do trato urinário.

Em relação ao trato intestinal, a água, junto com as fibras alimentares, forma e hidrata o bolo fecal, evitando a constipação.

  1. Absorção e transporte nutricional

A água também ajuda na absorção da glicose e nutrientes no organismo. E não só nisso: mas também no transporte desses componentes pela corrente sanguínea e consequente distribuição pelo organismo.

  1. Emagrecimento e aumento de massa muscular

Dá para acreditar? Beber água é tão bom que ajuda até no emagrecimento! O hábito de bebê-la ao longo do dia reduz a retenção líquida, uma vez que mantém os rins trabalhando. Além disso, ela também ajuda a controlar o apetite e aumenta a sensação de saciedade.

Para os que buscam o fortalecimento muscular, mais uma boa notícia associada ao consumo de água: o mecanismo de relaxamento e contração muscular depende do volume hídrico encontrado nas fibras alimentares. Se essas fibras ficam murchas, faltará força para erguer os pesos da academia, disposição para correr e até para bater, quando nos referimos ao músculo do coração.

  1. Quer uma pele de bebê? Beba água

A água atua ainda na revitalização das mucosas e células, o que representa uma espécie de hidratação da pele (só que de dentro para fora). Certamente é o método mais barato e eficaz para evitar a descamação e o ressecamento da pele.

Quantos litros de água devemos beber por dia?

Depende muito. No entanto, a máxima de que se deve beber entre 2 a 3 litros de água por dia é verdadeira.

Explico a razão: ao longo de um único dia, perdemos algo como 2 litros de água apenas por meio da urina, transpiração, respiração e demais atividades que mantém o corpo e funções vitais em funcionamento. Como o organismo não possui armazenamento ou reserva de água, sua reposição precisa ser diária.

Aos que sentem dificuldade em mensurar a quantidade de água tomada ao longo do dia, recomendo bebê-la em copos: entre 8 a 12 por dia, dividindo-os entre manhã, tarde e noite.

Por fim, uma curiosidade: esperar sentir sede para tomar água é um método equivocado de hidratação. Isso porque, quando a sentimos, esse é um sinal “de alerta” do organismo, que se manifesta quando a quantidade de líquidos já está abaixo da desejada.

E você? Está tomando água corretamente? Não hesite em começar a manter esse hábito em dia, pelo bem da sua saúde. =)

 

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