Agenda sua consulta (66) 98447-7156

Blog

Autismo: conheça mais sobre o distúrbio

O autismo é um distúrbio psiquiátrico quase sempre identificado ainda nos primeiros anos da infância, entre um ano e meio a três anos, apesar de seus primeiros sinais comumente se manifestarem antes disso. O problema afeta a capacidade de comunicação, aprendizado e a própria adaptação do (a) pequeno (a) em sociedade, sendo que o desenvolvimento físico é absolutamente normal. A dificuldade, por sua vez, está nas relações afetivas e sociais da criança, que muitas vezes, acabam preferindo viver em um ambiente isolado.

Antigamente o distúrbio era classificado em diferentes categorias, hoje fala-se apenas em Transtorno do Espectro Autista com diferentes graus de intensidade. Em um grau leve, a repetição de comportamentos e dificuldade para se comunicar é menos intensa e quase sempre o paciente consegue trabalhar, estudar e viver sua vida próximo da normalidade. Em grau moderado há maior dificuldade na comunicação e nota-se repetição de comportamentos. Em quadros mais graves a criança quase não interage e geralmente apresenta atraso no desenvolvimento mental.

Entre os sintomas gerais que podem estar relacionados à condição, destacamos:

  • Bebês que possuem baixo contato visual com a figura materna, mesmo durante o ato de amamentar;
  • Pouco esforço para falar;
  • Bastante inquietação;
  • Ansiedade e agressividade;
  • Transtornos na fala, repetindo constantemente as palavras que escuta;
  • Aparente surdez, quando a criança não responde aos chamados;
  • Choro constante;
  • Movimentos repetitivos e pendulares do corpo, especialmente nas mãos, tronco e cabeça;
  • Resistência a mudanças, mesmo que pequenas, na rotina.

O autismo não possui causas específicas, mas há evidências científicas de que a condição se manifeste em quem possui predisposição genética. Outros estudos relacionam sua ocorrência com demais fatores, como infecções na gestação e até mesmo fatores externos e ambientais, como é o caso da exposição à poluição, por exemplo.

———————–

Autor: Dr. Henrique Garchet. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Especialização médica em Otorrinolaringologia pela Santa Casa de Belo Horizonte (2012) e Fellowship em Rinoplastia Estética e Funcional pela Santa Casa de Belo Horizonte (2014).

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp