Autismo: conheça mais sobre o distúrbio

O autismo é um distúrbio psiquiátrico quase sempre identificado ainda nos primeiros anos da infância, entre um ano e meio a três anos, apesar de seus primeiros sinais comumente se manifestarem antes disso. O problema afeta a capacidade de comunicação, aprendizado e a própria adaptação do (a) pequeno (a) em sociedade, sendo que o desenvolvimento físico é absolutamente normal. A dificuldade, por sua vez, está nas relações afetivas e sociais da criança, que muitas vezes, acabam preferindo viver em um ambiente isolado.
Antigamente o distúrbio era classificado em diferentes categorias, hoje fala-se apenas em Transtorno do Espectro Autista com diferentes graus de intensidade. Em um grau leve, a repetição de comportamentos e dificuldade para se comunicar é menos intensa e quase sempre o paciente consegue trabalhar, estudar e viver sua vida próximo da normalidade. Em grau moderado há maior dificuldade na comunicação e nota-se repetição de comportamentos. Em quadros mais graves a criança quase não interage e geralmente apresenta atraso no desenvolvimento mental.
Entre os sintomas gerais que podem estar relacionados à condição, destacamos:
- Bebês que possuem baixo contato visual com a figura materna, mesmo durante o ato de amamentar;
- Pouco esforço para falar;
- Bastante inquietação;
- Ansiedade e agressividade;
- Transtornos na fala, repetindo constantemente as palavras que escuta;
- Aparente surdez, quando a criança não responde aos chamados;
- Choro constante;
- Movimentos repetitivos e pendulares do corpo, especialmente nas mãos, tronco e cabeça;
- Resistência a mudanças, mesmo que pequenas, na rotina.
O autismo não possui causas específicas, mas há evidências científicas de que a condição se manifeste em quem possui predisposição genética. Outros estudos relacionam sua ocorrência com demais fatores, como infecções na gestação e até mesmo fatores externos e ambientais, como é o caso da exposição à poluição, por exemplo.
———————–
Autor: Dr. Henrique Garchet. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Especialização médica em Otorrinolaringologia pela Santa Casa de Belo Horizonte (2012) e Fellowship em Rinoplastia Estética e Funcional pela Santa Casa de Belo Horizonte (2014).