Doenças

Pólipo nasal: sintomas, tratamentos e causas

Pólipos nasais são massas polipoides, ou seja, pequenas bolsas de tecido inflamado que crescem na camada interna do nariz (mucosas nasais), ou nos seios paranasais.

Os pólipos nasais são massas indolores e moles, que não costumam causar grandes complicações. Muitas vezes, os pólipos nasais passam despercebidos.

Causas

Ainda não se sabe totalmente os motivos que podem dar origem aos pólipos nasais. Não está claro, por exemplo, por que algumas pessoas desenvolvem inflamação crônica nas mucosas nasais ou por que uma outra inflamação, que já está em curso, é capaz de desencadear a formação de pólipos nasais em algumas pessoas mas em outras não. A inflamação ocorre no revestimento interno do nariz e também nos seios paranasais. Algumas doenças e outros fatores de risco parecem ter papel fundamental para a formação dos pólipos nasais.

Fatores de risco

Os pólipos nasais podem se formar em qualquer idade, mas são mais comuns em mulheres jovens e em adultos de meia idade. Além disso, toda e qualquer condição que desencadeia a inflamação crônica nas passagens nasais, como alergias e infecções, podem aumentar o risco de desenvolvimento de pólipos nasais. Veja algumas:

• Asma
  • Intolerância à aspirina
  • Sinusite fúngica alérgica
  • Fibrose cística
  • Síndrome de Churg-Strauss, que causa a inflamação de vasos sanguíneos
  • Histórico familiar e variações genéticas associados ao sistema imunológico
  • Rinite alérgica
  • Febre do feno
  • Infecções crônicas nos seios nasais
  • Dificuldade para respirar
  • Sinusite crônica

Sintomas de Pólipo nasal

Os pólipos nasais não provocam dor e são moles, de modo que tampouco causam incômodo. Eles são muito pequenos e, em alguns casos, algumas pessoas nem sequer percebem. A presença de muitos pólipos nas passagens nasais ou pólipos maiores que o normal podem causar o bloqueio das vias de respiração.

Para apresentar sinais e sintomas, os pólipos nasais geralmente vêm acompanhados de um quadro de sinusite crônica. Neste caso, os sinais de que você está com este problema incluem:

• Coriza
  • Congestão nasal persistente
  • Gotejamento pós-nasal
  • Olfato diminuído ou, em alguns casos, ausente
  • Perda do paladar
  • Dor no rosto
  • Dor de cabeça
  • Dor nos dentes superiores
  • Sensação de pressão sobre a testa e o rosto
  • Ronco
  • Coceira ao redor dos olhos