O que a cor do catarro pode dizer sobre minha saúde?

O catarro ou muco pode ser caracterizado como um método de defesa do organismo, que o produz para limpar as vias aéreas, desde o nariz aos brônquios e pulmões. Sua maior função é carregar a poeira, sujeira e demais toxinas que respiramos ao longo do dia.

A seguir, confira o que a cor do catarro pode dizer sobre a sua saúde.

Catarro transparente

Quando o paciente está com a saúde em dia, a secreção é produzido em um tom mais clarinho – muitas vezes, até transparente, por ser composto quase que exclusivamente por água, restos de célula e algumas poucas proteínas. Esse muco é chamado de salubre de hialino.

Catarro amarelo ou esverdeado

Já quando o indivíduo está com um resfriado ou até enfrentando uma crise aguda de sinusite, o organismo responde à altura. Esse catarro é carregado de restos de micro-organismos e de neutrófilos, que são células de defesa Se espesso, ou seja, se a quantidade de proteína é elevada, ele pode ganhar um tom esverdeado.

Catarro cinza ou branco

O catarro nessas tonalidades ocorre quando há inflamação mais branda nas vias respiratórias superiores, podendo se manifestar em crises de sinusite ou gripes, quando os seios nasais ficam tão cheios que passam a drenar para a garganta.

Catarro com sangue ou em tons avermelhados

A secreção de tom avermelhado sugere a presençaa de sangue. Pode ter várias causas, sendo mais frequente um episódio inflamatório de grande intensidade como uma sinusite. O processo inflamatório intenso pode causar lesão de pequenos vasos sanguíneos na superfície mucosa do nariz levando a sua ruptura e o aparecimento de sangue na secreção.

Entretanto, é necessário ficar atento a esse sintoma. Sangue em excesso na secreção nasal pode representar problemas mais sérios de saúde como é o caso de pneumonia, tuberculose ou câncer.

No aparecimento deste tipo de catarro o mais recomendado é buscar ajuda especializada de um médico otorrino, profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de condições que afetam as vias nasais.

Catarro preto ou marrom

Esse catarro é comum em fumantes e em pessoas que convivem com muita poeira e poluição em seus ambientes de trabalho, como em pedreiras, usinas ou minas, por exemplo.

O catarro fica nessa tonalidade por conta das resinas ou partículas que se grudam às vias respiratórias.