Agenda sua consulta (66) 98447-7156

Blog

Pigarro – causas da condição e como aliviar em casa

Pigarro - causas da condição e como aliviar em casa

Vamos começar esse texto denominando o pigarro: uma sensação, não tão incomum, de que há alguma coisa presa na garganta, arranhando-a. Quem o sente com maior frequência são os indivíduos que costumam ter irritação na garganta, seja por refluxo ou por simples exposição ao ar condicionado.

O pigarro é formado a partir do muco, um componente responsável por revestir a garganta. Sua produção é aumentada toda vez que a região está irritada ou ressecada.

As causas mais frequentes para o pigarro são as seguintes:

  • Alergias (como rinite alérgica);
  • Resfriados ou gripes;
  • Inflamação na faringe e/ou laringe;
  • Sinusite;
  • Refluxo faringo-laríngeo

Felizmente na maioria dos casos o pigarro não representa uma doença por si só e pode ser amenizado com dicas simples. Mas é necessário ficar atento (a): caso ainda assim ele não melhore em 72 horas o recomendado é buscar auxílio de um médico otorrino para definir a causa e avaliar um possível tratamento com medicação.

A seguir, confira dicas para alívio do incômodo:

  • Beber bastante água

Dica simples, né? E também recomendada por mais um milhão de motivos (já viu nosso artigo da semana passada?).

Beba pelo menos dois litros de água por dia para hidratar a secreção presa na garganta. Esse é o método mais rápido e certeiro para eliminá-la. Você também pode chegar a essa quantidade diária bebendo água de coco e chás.

  • Gargarejo com sal e água

Muito indicado para os casos de dores de garganta, ajuda a proteger a garganta de demais sujeiras e poeiras que possam irritar as mucosas.

Para fazê-lo, misture uma colher (sopa) de sal em 100 ml de água, preferencialmente morna. Mexa bem até que o sal fique totalmente dissolvido. Depois disso, incline para trás a cabeça e coloque a mistura na boca. Faça os gargarejos por em média 30 segundos e repita-os até que a água acabe. Sugerimos utilizar após as refeições, seguido de escovação dos dentes.

  • Beber chá de mel com limão

O mel tem propriedades anti-inflamatórias, reduzindo a irritação da garganta. Por outro lado, o limão quebra o muco em várias partículas, tornando-o menos sólido, e consequentemente, mais fácil de ser eliminado.

O chá com os dois ingredientes é um bom método para aliviar o pigarro, eliminando quase que instantaneamente a sensação de que tem algo preso na garganta.

Para preparar o chá basta misturar 2 colheres (sopa) de suco de limão à uma xícara de água fervente. Depois, coloque uma colher de mel (essa de chá), misture e beba a receita. Se desejado, espere ficar mais morna.

Dr. Henrique Garchet

Otorrinolaringologista

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp